CRISE DE HEGEMONIA NO BRASIL DOS ANOS 1980: O PLANO CRUZADO E AS TENSÕES INTRACLASSSES DOMINANTES

Autores

  • João Paulo Oliveira MOREIRA PPGH/UFF

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.17010
Agências de fomento

Palavras-chave:

Crise de Hegemonia, Plano Cruzado, Tensões intraclasses dominantes, Antonio Gramsci.

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar um aspecto da crise de hegemonia no Brasil da década de 1980, o das tensões e conflitos entre as frações das classes dominantes, a partir de uma análise dos debates em torno do Plano Cruzado. O conceito, elaborado pelo sardo Antonio Gramsci, é uma importante ferramenta teórica de interpretação das realidades em crise, fundamentalmente aquelas que vivenciam uma multiplicidade de poderes da classe dirigente e, consequentemente, o acirramento das tensões. À luz deste conceito, trabalharemos com a hipótese de que no âmbito econômico com o Plano Cruzado, através do congelamento de preços e da indexação generalizada, ocorreu um aprofundamento da crise e das tensões entre as classes dominantes brasileiras, deslocando significativamente o debate econômico e político para um modelo de acumulação capitalista baseado numa menor intervenção estatal e nas privatizações.

Biografia do Autor

João Paulo Oliveira MOREIRA, PPGH/UFF

Graduado em História pela UERJ-FFP. Mestre em História Social pea UFF (PPGH) e Doutorando em História Social pela UFF (PPGH). Autor do livro "A construção do consenso privatista - A ação dos intelectuais orgânicos no IBS,entre 1976-1990."

Downloads

Publicado

18-10-2017

Como Citar

MOREIRA, J. P. O. CRISE DE HEGEMONIA NO BRASIL DOS ANOS 1980: O PLANO CRUZADO E AS TENSÕES INTRACLASSSES DOMINANTES. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.48075/ra.v5i1.17010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/17010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios