A falta de laicidade e a intolerância religiosa das escolas públicas brasileiras e o papel da disciplina de ensino religioso

Autores

  • Michelle de Paula Pupo Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.18127
Agências de fomento

Palavras-chave:

laicidade, educação, intolerância

Resumo

Resumo: Este artigo se propõe a tratar sobre a falta de laicidade das escolas públicas brasileiras e a importância da disciplina de ensino religioso no combate a intolerância religiosa dentro das escolas públicas. O Brasil em sua Constituição é um Estado laico, mas no cotidiano percebemos que é somente uma mera formalidade, um exemplo são os feriados cristãos em nosso calendário, ainda existe intolerância religiosa no Brasil e a escola é um espaço que não foge disso. Buscando analisar através de reportagens que mostram essa falta de laicidade e a intolerância religiosa dentro das escolas públicas brasileiras, tanto por parte de professores como de alunos.

Biografia do Autor

Michelle de Paula Pupo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em ciências sociais pela Faculdade Sagrada Família (FASF-PR), com especialização na área de metodologia do ensino religioso e filosofia, educação especial e psicopedagogia, atualmente é mestranda em história, cultura e identidades na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR)

Downloads

Publicado

20-01-2018

Como Citar

PUPO, M. de P. A falta de laicidade e a intolerância religiosa das escolas públicas brasileiras e o papel da disciplina de ensino religioso. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.18127. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/18127. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios