AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA DA TOTALIDADE PARA A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Gabriel Teles Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v6i2.19001

Palavras-chave:

Método Dialético, Movimentos Sociais, Marxismo

Resumo


Resumo: Karl Marx foi o primeiro pensador a expressar a totalidade de forma dialética, ou seja, a partir das múltiplas determinações que é o concreto. A categoria da totalidade é a categoria fundamental no interior do método dialético, sendo o fio condutor para pensar os fenômenos sociais de forma ampla e que expressa a realidade. O presente artigo propõe discutir a questão da categoria da totalidade e sua possível contribuição analítica para as pesquisas que versam sobre os movimentos sociais, a partir dos escritos metodológicos de Marx e alguns de seus continuadores (Korsch, Lukács, Nildo Viana, etc.).

Biografia do Autor

Gabriel Teles, Universidade Federal de Goiás

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação de Sociologia UFG. Integra o conselho consultivo das revistas Espaço-Livre e revista Posição, além de integrar o conselho editorial da revista Enfrentamento.

Downloads

Publicado

06-07-2018

Como Citar

TELES, G. AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA DA TOTALIDADE PARA A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Alamedas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v6i2.19001. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/19001. Acesso em: 23 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios