MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES

Autores

  • Andre Luiz de Souza IFPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v6i2.19187

Palavras-chave:

Educação Campo, Marxismo, Movimentos Sociais do Campo.

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir o pensamento Marxista em torno da Educação e a concepção epistemológica do conceito Educação do Campo, relacionando a teoria marxista com os elementos centrais da pedagogia do Campo. Utiliza-se, para isso, o método histórico dialético para compreensão da realidade. Nesse sentido, a Educação do Campo tem elementos cruciais do método dialético, pois, utiliza-se do sujeito como protagonista de seu desenvolvimento histórico, rompendo com as barreiras construídas da educação mercadológica. A Educação do Campo vem como uma crítica ao desenvolvimento atual da sociedade burguesa, que nega os direitos fundamentais da sociedade em geral, mais especificamente aos povos do campo. O movimento de Educação do Campo está construindo novos valores humanos, rompendo com os valores da educação capitalista que traz em seu bojo o meritocratismo, a competividade. A nova educação deve trazer em seu interior os valores da solidariedade e da coletividade.  A Educação do Campo perpassa a educação formal, na qual o sujeito é apenas um receptor de informações e de conhecimento, mas vai além disso: ela constrói sujeitos capazes de edificar sua própria história.

Biografia do Autor

Andre Luiz de Souza, IFPR

Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e bacharelado em Ciências Sociais pela mesma instituição (UNIOESTE).. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa- Residência Agrária pela Universidade Estadual de Campinas- SP.(UNICAMP) Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente é professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atua nas áreas da Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Sociologia do Meio Ambiente e Sociologia do Desenvolvimento e , desenvolvendo pesquisas com ênfase nas relações que se estabelecem entre os modos de organização do trabalho urbano e rural na contemporaneidade e os processos de subjetivação dos trabalhadores, especialmente a participação em movimentos sociais e nos processos de formulação e implantação de políticas públicas de trabalho e renda.

Downloads

Publicado

06-07-2018

Como Citar

DE SOUZA, A. L. MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES. Alamedas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v6i2.19187. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/19187. Acesso em: 7 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios