Enrique Dussel e Paulo Freire
reflexões sobre o outro na pedagogia latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v7i1.21735Palavras-chave:
Filosofia da Educação. Alteridade. Pedagogia Latino-Americana.Resumo
O texto trata do problema clássico na Filosofia da Educação, a saber, sobre a presença do Outro na sala de aula. A partir das obras de Enrique Dussel e Paulo Freire, assumindo um fundo hermenêutico de análise, busca-se compreender o Outro como alguém introduzido no padrão cultural de inferioridade, na esteira da história colonial da América Latina. Consideramos que em um mundo globalizado, competitivo e excludente, parece não fazer mais sentido falar em Outro, não há uma bandeira pedagógica para ser defendida, parece não ser mais possível falar em opressor/oprimido, em pobre/rico, em colonizador e colonizado. Nesse sentido, propõe-se a possiblidade de pensar uma educação libertadora latino-americana, no intuito de buscar compreender e enaltecer a importância da experiência inicial do Outro na educação escolar, um Outro que necessita ser ouvido, compreendido e incluído em um mundo humano comum.
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