ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE: REFLEXÕES SOBRE O OUTRO NA PEDAGOGIA LATINO-AMERICANA

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Ivan Luís Schwengber Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v7i1.21735

Palavras-chave:

Filosofia da Educação. Alteridade. Pedagogia Latino-Americana.

Resumo


O texto trata do problema clássico na Filosofia da Educação, a saber, sobre a presença do Outro na sala de aula. A partir das obras de Enrique Dussel e Paulo Freire, assumindo um fundo hermenêutico de análise, busca-se compreender o Outro como alguém introduzido no padrão cultural de inferioridade, na esteira da história colonial da América Latina. Consideramos que em um mundo globalizado, competitivo e excludente, parece não fazer mais sentido falar em Outro, não há uma bandeira pedagógica para ser defendida, parece não ser mais possível falar em opressor/oprimido, em pobre/rico, em colonizador e colonizado. Nesse sentido, propõe-se a possiblidade de pensar uma educação libertadora latino-americana, no intuito de buscar compreender e enaltecer a importância da experiência inicial do Outro na educação escolar, um Outro que necessita ser ouvido, compreendido e incluído em um mundo humano comum.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutorando em Educação nas Ciências (Unijuí), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi), Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi) e Licenciado em Pedagogia (FCE). Bolsista CAPES.

Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Mestre em Educação (Unochapecó), Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia (Educon) e Sociologia e Gestão Escolar (Uniasselvi), Licenciado em Filosofia (Fafimc). Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. E-mail: ivan.s@unochapeco.edu.br.

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

SCHÜTZ, J. A.; SCHWENGBER, I. L. ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE: REFLEXÕES SOBRE O OUTRO NA PEDAGOGIA LATINO-AMERICANA. Alamedas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 156, 2019. DOI: 10.48075/ra.v7i1.21735. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/21735. Acesso em: 7 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios