A arte e os livros didáticos

a educação indígena em questão

Autores

  • Keyde Taisa da Silva Universidade Estadual de Goiás / Secretaria Estadual de Educação de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v7i2.22999
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

ensino, Arte, decolonialidade, livros didáticos

Resumo

A escola é um lugar de diversidade, suscetível a episódios de preconceito e discriminação. Nesse sentido, precisa também, ser um lugar de construção de novos conceitos e combate às visões estereotipadas. A legislação educacional brasileira, propõe a inclusão das temáticas étnicas no cotidiano escolar, especialmente com a Lei 11.645/08, que traz a obrigatoriedade da inserção da temática indígena e afrobrasileira nos currículos escolares, especialmente no componente curricular de Arte. Os livros didáticos de Arte voltados para o Ensino Médio, distribuídos pelo MEC são instrumentos importantes para as aulas, enquanto auxiliares do professor numa educação intercultural. Eles apresentam muitas falhas, mas são importantes no processo educativo.

Biografia do Autor

Keyde Taisa da Silva, Universidade Estadual de Goiás / Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, pós graduada em Gestão Escolar e Mídias na Educação, Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás. Professora da Educação Básica do Estado de Goiás.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

SILVA, K. T. da. A arte e os livros didáticos: a educação indígena em questão. Alamedas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 9–27, 2019. DOI: 10.48075/ra.v7i2.22999. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/22999. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios