Relatório de campo de visita frustrada à federación de mototaxistas de Cuidad Del Este

Autores

  • Roberto Rigaud Navega Costa Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.23546
Agências de fomento
CAPES, PPG em Sociedade, Cultura e Fronteiras, Unioeste, Foz do Iguaçu

Palavras-chave:

observação participante, fronteira, temporalidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever uma ida ao campo de pesquisa, feita por nós, mas que não foi bem sucedida, e como pudemos mudar o foco de nossa atenção a tempo de transformarmos um contratempo em uma fonte de observações valiosas a respeito das diferenças que dois espaços contíguos, as cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, podem acarretar nos ritmos da vida cotidiana de sujeitos diversos, tendo como local de pesquisa o ônibus de linha internacional que liga as duas cidades. Para tanto lançamos mão da observação participante como método de pesquisa, e pudemos ainda avaliar a atuação dos fiscais da Receita Federal brasileira no ato de combater o contrabando e o descaminho, acrescentando observações a um trabalho anteriormente feito por nós. Esperamos, ao final do trabalho contribuir para exemplificar como fizemos o trabalho de campo, e quais conclusões pudemos acrescentar ao estudo de nossa realidade fronteiriça, demonstrando que há uma multiplicidade de modos de se apreender o real, e que podemos ter um olhar múltiplo ao irmos em campo.

Biografia do Autor

Roberto Rigaud Navega Costa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

Bacharel em Filosofia; Mestrando no PPG em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Unioeste - Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Email: ramosnavega@gmail.com

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

COSTA, R. R. N. Relatório de campo de visita frustrada à federación de mototaxistas de Cuidad Del Este. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 260–267, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.23546. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/23546. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios