O estado de direito e o boicote à liberdade

Autores

  • Clarisse Goulart Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24817
Agências de fomento
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estado de Direito, Liberdade Negativa, Liberdade Positiva, Viver bem.

Resumo

Em filosofia política a clássica problemática entre Estado e liberdade apresenta-se como um importante e sempre atual ponto de tensão. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o modelo de Estado de Direito com a liberdade. O conceito de Estado de Direito será delimitado a partir de formulação de Jeremy Waldron e o conceito de liberdade, a partir do ensaio “Dois Conceitos de Liberdade” de Isaiah Berlin. A discussão procura estabelecer uma reflexão a respeito da possibilidade de a forma de governar própria do Estado de Direito ser compreendia como uma forma de boicote à liberdade e, consequentemente, ao ideal de viver bem.

Biografia do Autor

Clarisse Goulart Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Direito, Mestre em Filosofia e Doutoranda em Filosofia pela UFRGS. Áreas de pesquisa: filosofia política, filosofia jurídica, ética, filosofia medieval.

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

NUNES, C. G. O estado de direito e o boicote à liberdade. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 283–295, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.24817. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24817. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios