ANÁLISE DE UM CASO CLÍNICO DE TDAH E SUAS CONSEQUENCIAS NO CONTEXTO FAMILIAR, SOCIAL E EMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24905Palavras-chave:
TDAH, emocional, família, sociedade.Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um problema bastante comum e se caracteriza pela movimentação excessiva do indivíduo, falta de atenção, impaciência, impulsividade, distração, e isso lhe traz problemas de rejeição, baixa auto-estima e várias situações que, com a devida medida podem ser minimizadas ou mesmo eliminadas. Por isso, o TDAH é considerado o transtorno mais diagnosticado na atualidade e se apresenta como tema frequente e controverso na sociedade. Pois, os valores e significados que subjazem as concepções sobre este assunto se refletem no modo como as pessoas manejam a situação. Partindo dessas premissas, este estudo analisou um caso clínico de TDAH e suas consequências no contexto familiar, social e emocional salientando a complexidade do fenômeno ao abordar a diversidade de influências que o envolve. A metodologia foi através de entrevista narrativa para analisar a história de um jovem diagnosticado com tal transtorno. A partir daí, os resultados apontaram que, a percepção da família do jovem sobre o transtorno é individualizante, patologizante, e o conhecimento, inconsistente. Assim sendo, sugere-se que este tema seja debatido em maior profundidade, pois, devido à falta de informação, muitos pais passam por dificuldade de relacionamento com crianças com TDAH, bem como é possível imaginar o quanto as gerações anteriores devem ter sofrido, passando por situações difíceis sem ao menos ter consciência do distúrbio. Entretanto, um tratamento adequado supõe intervenção psicológica, pedagógica e médica, e técnicas de mudança de comportamento, que envolva todas essas áreas, incluindo o treinamento dos pais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.