Neoliberalismo e cadeias globais

uma análise de governamentalidade e mensagem

Autores

  • Aparecido Jesus Silva Universidade Federal Fluminense- UFF

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.25040
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

lógica, mensagem, governamentalidade.

Resumo

O presente trabalho é uma tentativa de averiguar as formas de dominação e a relação de poder atuantes em economias populares e informal, em contexto neoliberal e na base de Cadeias Globais, mais especificamente no interior das firmas. Para tal propósito trabalhamos com dois conceitos, de governamentalidade e de mensagem. Conceitos estes desenvolvidos por dois autores, Verónica Gago e Lee Pegler. Para pensar tais conceitos é importante destacar o espaço e o território, como lugar de tensionamentos, de trocas e de disciplinamento desses trabalhadores, que podem ser consciente ou não. Num primeiro momento, será realizado um pequeno esboço das políticas neoliberais e das cadeias globais, posteriormente apresentamos os conceitos de governança e mensagem, observando como esses dispositivos de dominação opera na construção da vida dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Aparecido Jesus Silva, Universidade Federal Fluminense- UFF

Aparecido Silva é graduado em Ciências Sociais pela UERJ, graduado em Filosofia pela UFRJ; mestre em Ciências Política pela UFF e atualmente é doutorando em Sociologia pelo PPGS-UFF.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

SILVA, A. J. Neoliberalismo e cadeias globais: uma análise de governamentalidade e mensagem. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 85–95, 2021. DOI: 10.48075/ra.v8i2.25040. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/25040. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios