GRUPO SOCIAL, UMA CATEGORIA RECORRENTE. INTERLOCUÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE DURKHEIM, SIMMEL E WEBER.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.25065
Agências de fomento
Universidade Estadual do Ceará (UECE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Palavras-chave:

Grupos sociais, Durkheim, Simmel, Weber.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a categoria grupo social a partir da articulação teórica entre as ideias de Émile Durkheim, Georg Simmel e Max Weber. Tomando uma interlocução epistemológica comparativa entre os três autores, observou-se e apresentou-se neste trabalho interlocuções na caracterização e configuração de agrupamentos sociais. A necessidade dos sujeitos pela participação em grupos, os tensionamentos entre indivíduo e estrutura grupal, a solidariedade, a importância do conflito no grupo, as relações entre dominação e submissão foram temas identificados e debatidos neste texto.

Biografia do Autor

Claudio Henrique Nunes de Sena, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual do Ceará - UECE, com estágio em Lyon, França, na Université Lumière Lyon 2 (Doctorant Associé au Laboratoire - EVS) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior-PDSE da CAPES (2018/2019). Mestrado em Ciências da Comunicação (variante em Cultura, Patrimônio e Ciência) pela Universidade do Porto, em Portugal (2011), título reconhecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFC). Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem - Universidade Federal do Ceará, UFC (2006/2007). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2004). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e de cursos de pós-graduação MBA nestas mesmas instituições. 

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

NUNES DE SENA, C. H. GRUPO SOCIAL, UMA CATEGORIA RECORRENTE. INTERLOCUÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE DURKHEIM, SIMMEL E WEBER. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 42–55, 2021. DOI: 10.48075/ra.v8i2.25065. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/25065. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios