Germanidade
aspectos culturais e identitários em Marechal Cândido Rondon-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.25167Palavras-chave:
Marechal Cândido Rondon, Identidade, GermanidadeResumo
Este artigo se propõe a discutir como os discursos que se referem à germanidade estão presentes no cotidiano e na paisagem de Marechal Cândido Rondon, no extremo oeste do Paraná. A identidade germânica se manifesta através de aspectos culturais, sendo materializada na paisagem do município. Torna-se pertinente, neste contexto, analisar as investidas criadas pelo Poder Público, mas também pelos indivíduos cotidianamente, com a finalidade de manter a memória germânica viva, não permitindo que esta caia no esquecimento conforme passam as gerações, mas possibilitando que a memória reviva através das manifestações culturais. Para elaboração deste artigo foram utilizados referenciais bibliográficos, documentos históricos, além das próprias percepções de quem vivenciou as dinâmicas do ambiente em questão. Assim como outras cidades germânicas, Marechal Cândido Rondon preserva elementos culturais em favor da manutenção das memórias, mas não apenas limitando-se a isto, também visando o desenvolvimento turístico do município, constituindo um verdadeiro projeto de germanização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.