O ensino de filosofia para crianças
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.25586Palavras-chave:
Filosofia, Crianças, Pensar.Resumo
O presente artigo tem como tema elucidar a importância do programa de filosofia nos anos iniciais para a formação da criança. A investigação deste tema é conduzida a partir do seguinte problema: por que é necessário o ensino de filosofia nas séries iniciais? O programa de filosofia para crianças é um método elaborado pelo filósofo americano Matthew Lipman, no final da década de 60. O objetivo geral desta pesquisa é mostrar como Lipman transformou a sala de aula tradicional em uma comunidade de investigação através do ensino de filosofia. Em seguida, apresentar sua chegada ao Brasil. A partir disso, buscou-se validar a hipótese de que o ensino de filosofia para crianças substitui o “aprender a filosofia” para o “aprender a filosofar”, apostando no desenvolvimento da autonomia do sujeito. Desse modo, o processo de aprendizagem é uma descoberta coletiva através de discussões de conceitos e debates substituindo a memorização de conteúdo do ensino tradicional. A metodologia utilizada para produção desse estudo foi à pesquisa bibliográfica. O artigo se justifica, prioritariamente, pela ausência do ensino de filosofia nos anos iniciais, principalmente, nas escolas públicas.
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