GOVERNAMENTALIDADE E JUVENTUDES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Ráisa Lammel Canfield Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • LIVIO SILVA DE OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.25798
Agências de fomento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os processos sociais que produzem o público-alvo para os programas sociais de enfrentamento e prevenção da violência com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social. A unidade de análise desse texto será o Programa Oportunidades e Direito (POD), experiência do governo do estado do Rio Grande do Sul, que apresenta um recorte territorial, de classe e etário para implementação de suas ações: juventude de periferias consideradas violentas. Dessa forma, o trabalho será baseado em uma contextualização histórica da violência urbana como problema da agenda política institucional e quais tipos delitivos foram identificados como fatores de produção de insegurança e vitimização. Os conceitos teóricos para essa análise serão o de governamentalidade e de biopolítica, de Michel Foucault, para instrumentalizar a problematização sociológica na relação entre território e tipos sociais idealizados de juventude, tendo as noções de crime e de vulnerabilidade social como condutores para a formulação e implementação de políticas públicas.

Biografia do Autor

Ráisa Lammel Canfield, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS).

LIVIO SILVA DE OLIVEIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Católica de Pelotas

Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania. Pesquisador no grupo de pesquisa Questão agrária, urbana e ambiental e Observatório dos Conflitos da Cidade, da Universidade Católica de Pelotas (GEP-UCPel). Membro do Grupo de Trabalho Violencias, Políticas de Seguridad y Resistencias, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), período 2019-2022.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

CANFIELD, R. L.; SILVA DE OLIVEIRA, L. GOVERNAMENTALIDADE E JUVENTUDES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DO SUL DO BRASIL. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 140–159, 2021. DOI: 10.48075/ra.v8i2.25798. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/25798. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios