A influência da memória na formação dos espaços urbanos na amazônia setentrional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.26762
Agências de fomento

Palavras-chave:

Memória Social, Espaços Urbanos, Feiras Livres.

Resumo

O intuito deste artigo é o de pensar como a memória influencia na formação dos espaços urbanos e como ela vem sendo estudada em diversas áreas do conhecimento. O interesse no tema da formação dos espaços urbanos parte da premissa de que esses espaços se formam no sentido de preservar a memória de determinado povo. Em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, existem seis feiras livres regulamentadas pela prefeitura municipal, algumas delas são tradicionais, onde são preservadas a memória e o objetivo para o qual foram criadas. Outras foram criadas para atender a uma demanda específica, mas ao longo de sua existência novas dinâmicas fizeram com que seus usuários esquecessem essa memória. O Centro Comercial Caxambú também é um local onde são preservadas as memórias coletivas, começando pelo nome, sendo uma homenagem ao primeiro camelô de Roraima. Foram convidados para o diálogo autores como Maurice Halbwachs, Michael Pollak, entre outros. O artigo em tela faz um breve levantamento de como a memória vem sendo abordada por esses autores, partindo do conceito de memória individual, caminhando à memória coletiva ou social, tendo como fim a influência da memória na formação de determinados espaços urbanos.

Biografia do Autor

Max André Araújo Ferreira, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em andamento em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima, Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima, atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima, sendo lotado no Departamento de Contabilidade onde exerce suas funções como Professor. Foi Chefe Pró Tempore do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Roraima entre dezembro de 2017 a abril de 2019. É membro dos Conselhos Editoriais da Revista da Administração de Roraima e Revista Gestão e Análise. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Administração e Negócios. Pesquisador do Núcleo Amazônico de Pesquisa em Relações Internacionais. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Administração, Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação, Estudante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade, Comunicação & Políticas Públicas e Estudante do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras: Processos Sociais e Simbólicos (GEIFRON/UFRR).

Roberto Rigaud Navega Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2018). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia. Foi selecionado para a vaga de Aluno Especial de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste - Foz do Iguaçu, para o curso Teoria do Estado no Pensamento Marxista, ministrado pela Profª Drª Silvana Aparecida de Souza. Ingressou como mestrando no Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste - Foz do Iguaçu, em 2019, com o projeto Combate ao Descaminho em Foz do Iguaçu, sob orientação do Prof Dr Eric G Cardin.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

FERREIRA, M. A. A.; COSTA, R. R. N. A influência da memória na formação dos espaços urbanos na amazônia setentrional. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 117–139, 2021. DOI: 10.48075/ra.v8i2.26762. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/26762. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios