Imigração nas páginas do correio braziliense

Autores

  • Roberto Rigaud Navega-Costa Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS https://orcid.org/0000-0001-9335-0779
  • Tatiane dos Santos Navega-Costa Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v9i2.28094
Agências de fomento
CAPES.

Palavras-chave:

Mídia como fonte, Análise Documental, Influência liberal.

Resumo

O Brasil é, sem sombra de dúvidas, um país formado por uma mistura de povos originários e imigrantes, sejam os forçados a vir (como no caso dos homens e mulheres capturados e vendidos a traficantes de escravos nas feitorias no litoral do continente africano), sejam os que optaram por tentar a sorte em um lugar até então selvagem no imaginário dos habitantes do “velho mundo”, fugindo da pobreza e da falta de terra e trabalho na Europa, Oriente Médio e Extremo Oriente (principalmente Japão, Coréia e mais recentemente China), sem falar de muitas outras nacionalidades. Este artigo pretendeu encontrar, divulgar e analisar documentos oriundos do jornal Correio Braziliense (que foi impresso entre 1808 e 1822, em Londres) que contivessem referências ao assunto imigração (ou como escrito à época, “immigração”). Para dar conta do objetivo proposto os pesquisadores buscaram no banco de dados da Fundação Biblioteca Nacional, a chamada Biblioteca Nacional Digital Brasil, utilizando-se da ferramenta de busca disponível no site de internet[1], a Hemeroteca Digital Brasileira, por artigos do Correio Braziliense que tivessem a palavra “immigração”. Encontrou-se 5 artigos que continham tal stringde busca, que foram anexados ao corpo do texto na forma das Figuras 1 a 5. Pôde-se chegar à conclusão de que havia desde a época da chegada da corte portuguesa ao Brasil, 1808, uma crescente influência do pensamento liberal, que tinha na introdução de mão de obra assalariada, no caso oriunda da Europa, um dos pilares da introdução do modo de produção capitalista na américa colonial.

[1] http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx

Biografia do Autor

Roberto Rigaud Navega-Costa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

Doutorando e Mestre no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS, da Unioeste-Foz do Iguaçu; Bacharel em Filosofia.

Tatiane dos Santos Navega-Costa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS, da Unioeste-Foz do Iguaçu; Pedagoga; psicóloga e Psicopedagoga.

Downloads

Publicado

25-12-2021

Como Citar

NAVEGA-COSTA, R. R.; NAVEGA-COSTA, T. dos S. Imigração nas páginas do correio braziliense. Alamedas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2021. DOI: 10.48075/ra.v9i2.28094. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/28094. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios