Hip hop na escola

uma experiência pedagógica

Autores

  • Leonardo Soares da Mota UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v10i1.29253

Resumo

O presente artigo trata de uma série de intervenções que ocorreram em colégios estaduais do município de Toledo-PR, realizadas por jovens residentes da cidade, integrantes do movimento de batalhas de rimas, que decidiram levar a cultura hip hop para dentro das instituições formais de ensino, por meio de oficinas e apresentações realizadas entre os anos 2018 e 2019. Essas intervenções fazem parte do projeto hip hop nas escolas, pensado e posto em prática por esses jovens. As batalhas de rimas integram o arcabouço cultural do hip hop, sendo realizadas em diversos estados brasileiros, mobilizando grandes contingentes de pessoas, sobretudo as mais jovens. Neste artigo analiso os impactos dessas atividades na rotina escolar, a recepção do(a)s estudantes e a reprodução de determinadas práticas das batalhas dentro desses espaços formais, refletindo sobre seus possíveis aspectos pedagógicos. Foram realizadas entrevistas com todo(a)s o(a)s MCs que participaram do projeto, além de três professoras que estiveram envolvidas na realização das atividades.

Downloads

Publicado

01-10-2022

Como Citar

MOTA, L. S. da. Hip hop na escola: uma experiência pedagógica. Alamedas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.48075/ra.v10i1.29253. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/29253. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios