O cuidado de si, no cuidado dos outros

o exercício da liderança religiosa em igrejas pentecostais

Autores

  • Silvio Antonio Colognese Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UnioesteUniversidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Taiza Gabriela Zanatta Crestani Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina - UNOESC
  • Amanda Caroline W. Ertal Birkheur Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v10i1.29886

Resumo

O exercício da liderança religiosa no contexto de igrejas evangélicas pentecostais é permeado de situações que requerem o constante manejo de formas de cuidado. Isto porque, frequentemente a demanda atendida lhes exige o desenvolvimento de habilidades e características que os tornem “exemplares” ante os olhos da comunidade onde estão inseridos. Esta pesquisa busca aprofundar a compreensão em relação aos motivos e processos envolvidos no adoecimento mental das lideranças religiosas de igrejas evangélicas pentecostais. Para tanto, em termos metodológicos, utiliza a perspectiva qualitativa. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas individuais de roteiro semiestruturado com cinco líderes religioso que atuam em diferentes igrejas evangélicas pentecostais num município localizado na região Oeste do Estado de Santa Catarina. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas seguindo-se as orientações do método de Análise de Conteúdo, proposto por Laurence Bardin. A apresentação e apreciação dos dados possibilitaram a identificação de situações de sofrimento psicológico relacionadas à forma de organização da rotina por parte dos líderes religiosos. Percebeu-se que os pastores que contribuíram para a realização deste estudo sistematizam as suas linhas de ação com base na oferta de cuidados ao outro. Ao fazerem isso, estabelecem prioridades e critérios que, muitas vezes, implicam na desconsideração do cuidado de si.

Biografia do Autor

Silvio Antonio Colognese, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UnioesteUniversidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutor em sociologia pelo IFCH/UFRGS (1997) e mestre em sociologia rural pelo IEPE/UFRGS (1991). Professor universitário desde 1987. A partir de 1990 é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no campus de Toledo. Desenvolve pesquisas e publicações notadamente nas áreas da identidade, fronteiras e da formação de novas gerações acadêmicas.

Taiza Gabriela Zanatta Crestani, Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina - UNOESC

Doutoranda em Educação pela UNOESC - Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina, campus de Joaçaba-SC. Mestra em Ciências Sociais pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Sudoeste do Estado do Paraná, campus de Toledo-PR. Professora do curso de Psicologia da UNOESC - Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina, campus de Pinhalzinho-SC e campus de São Miguel do Oeste-SC.

Amanda Caroline W. Ertal Birkheur, Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina - UNOESC

Graduada em Psicologia pela UNOESC - Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina, campus de Pinhalzinho-SC.

Downloads

Publicado

01-10-2022

Como Citar

COLOGNESE, S. A.; CRESTANI, T. G. Z.; BIRKHEUR, A. C. W. E. O cuidado de si, no cuidado dos outros: o exercício da liderança religiosa em igrejas pentecostais. Alamedas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.48075/ra.v10i1.29886. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/29886. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios