Manifestações atuais no Brasil
“pedir” para não poder “pedir mais”
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v10i2.30329Resumo
Após a vitória do Partido dos Trabalhadores (PT), no dia 30 de outubro de 2022, temos vivido dias conturbados para o nosso Estado Democrático de Direito. Manifestantes apoiadores do atual governo derrotado no processo eleitoral, que não aceitaram o resultado das urnas, estão nas ruas proferindo palavras de ordem de anulação do pleito, enquanto intercedem às Forças Armadas por uma intervenção militar. A violência tem sido crescente, incluindo os ataques aos poderes e o avexamento da bandeira. Parte da população, autointitulada de “patriotas” e “cidadãos de bem”, tem feito bloqueios e causado tumulto com intenções claras de golpe. Então, a pergunta que inevitavelmente se impõe é: o direito de livre expressão, constitucionalmente reconhecido, pode transformar-se em um ato antidemocrático? A nossa democracia está em perigo? Para responder tal interrogação, o presente artigo abordará os seguintes tópicos: Noções gerais de Estado, Estado de Direito e Estado Democrático de direito; Conceituação clássica de Esquerda e Direita bem como as ações políticas de caráter ideológico que fazem parte dessa díade; e, por fim, considerações sobre as manifestações iniciadas a partir da derrota de Jair Bolsonaro e se os desdobramentos desses atos podem ser considerados constitucionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.