A complexidade poética de Antonin Artaud
contra a entropopsicotecnologia dos incendiários contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i1.32154Palabras clave:
Filosofia, Guerra, HumanidadesResumen
Neste artigo visamos realizar uma investigação arqueológica do cenário teatral dos criminosos de guerra. A tarefa parte do complexo poético de Antonin Artaud como princípio da crítica que perfaz o caminho desde o animismo à religião até chegar na ciência moderna. A conexão entre as humanidades e a tecnologia será examinada neste trabalho com o intuito de abstrair, a partir da sua complexidade, a materialização do espaço irônico-destrutivo onde reina a dupla maquinação artificial do fogo sacrificial, diagnosticado por Artaud. Para analisar e descrever os elementos deste campo de estudo filosófico, humanístico e tecnológico, também realizaremos uma conexão dialógica entre o teatro das ideias radicado no logos metafísico dos poetas e cientistas da natureza, que entre os séculos VI e V a. C. na Grécia, deram o impulso para se criar na lógica da cidade uma ideia de arte revolucionária, um evento estético que depois de dois milênios reverbera na obra de Edgar Morin, através do movimento denominado os caldos de cultura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alamedas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.