O ensino de filosofia nas políticas educacionais

(des)caminhos e perspectivas

Autores

  • Levi Silva Lemos Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v11i2.32157

Resumo

O artigo trata do ensino de filosofia e sua presença no currículo ao longo da história das políticas educacionais. O trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo analisar os descaminhos que envolvem o processo de inclusão/exclusão da filosofia no currículo educacional, refletindo sobre os possíveis impactos na formação humana, e, consequentemente, na sociedade. Apresenta-se a hipótese histórica de que devido sua essência crítica e caráter problematizador, o ensino de filosofia é visto pelas forças dominantes como um conhecimento subversivo da ordem constituída, e por isso, sofre inúmeros ataques resultantes das tensões e disputas de poder em torno das políticas públicas de educação.

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

LEMOS, L. S. O ensino de filosofia nas políticas educacionais: (des)caminhos e perspectivas . Alamedas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 114–129, 2023. DOI: 10.48075/ra.v11i2.32157. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/32157. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios