O jogo agonístico no Banquete de Platão

Autores

  • Felipe Gustavo Soares da Silva IFPE\UNICAP
  • Karl Heinz Efken UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i4.32718

Palavras-chave:

Filosofia do jogo, Platão, Banquete

Resumo

O presente trabalho trata de analisar a dimensão do jogo no Banquete de Platão, servindo-se de uma leitura atenta com um olhar direcionado para a estrutura do texto e para sua lógica argumentativa. Nesta análise, buscamos demonstrar que, admitindo o caráter agônico do texto, a disputa é caracterizada por um jogo de ideias que enfatiza o questionamento, o raciocínio lógico e o debate argumentativo na busca do conhecimento, caracterizando não apenas um jogo intelectual, mas ressaltando-se com isso a natureza própria da filosofia que, tal como um jogo, não se joga sozinho, mas se realiza plenamente no confronto de ideias.

Biografia do Autor

Felipe Gustavo Soares da Silva, IFPE\UNICAP

Doutor, Mestre, Licenciado e Bacharel em Filosofia. Pós-doutorado em Filosofia em andamento na Universidade Católica de Pernambuco. Licenciado em Pedagogia com especialização em Educação, pobreza e desigualdade social. Desenvolve o estágio de Pós-doutoramento sob orientação do prof. Dr. Karl Heinz Efken na UNICAP. Possui experiência no Ensino superior, médio, fundamental II, e em EAD. Atualmente é professor substituto do IFPE - campus Paulista, da Faculdade de ciências Humanas - FACHO, onde também coordena o núcleo de estudos e pesquisas (NEPE), e da Faculdade Santíssima Trindade (FAST). Tem interesse pelos seguintes temas: ética, filosofia antiga, psicomotricidade, palhaçaria. É coordenador do projeto de extensão Multibrincantes - palhaçaria no hospital, desenvolvido em parceria com a fundação HEMOPE. Cursa, atualmente, o nono período do curso de Bacharelado em Psicologia.

Karl Heinz Efken, UNICAP

Karl Heinz Efken possui doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1986), curso de Filosofia Pura - Philosophisch-Theologische Hochschule St. Georgen/Alemanha (1979), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1983). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu a função de professor gestor do American College of Brasilian Studies. Foi coordenador do curso de filosofia da Universidade Católica de Pernambuco até o ano de 2011. É avaliador do MEC/INEP de cursos de graduação em filosofia. É professor e pesquisador do curso de filosofia, do Programa de Pós-graduação stricto senso (mestrado) em Filosofia e do Programa de Pós-graduação de mestrado e doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Exerceu até maio de 2021 a função de coordenador do mestrado em Filosofia/Unicap. Até 2019, atuou como pesquisador, membro e coordenador do Comitê de Ética da Universidade Católica de Pernambuco. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão giram em torno de temas ligados à filosofia (filosofia política, filosofia da linguagem), ao pensamento de Jürgen Habermas e à educação (formação profissional, avaliação, projetos pedagógicos, inter e transdisciplinaridade), à ética (ética geral, ética do discurso, direitos humanos, justiça) e a Análise do Discurso. (Norman Fairclough, Teun Van Dijk, Ruth Wodak).

Downloads

Publicado

21-12-2024

Como Citar

SILVA, F. G. S. da; EFKEN, K. H. O jogo agonístico no Banquete de Platão. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 100–110, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i4.32718. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/32718. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios