O historicismo de Wilhelm Dilthey em contraponto à concepção positivista sobre o estudo da humanidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33088Palavras-chave:
Positivismo, Comte, Historicismo, DiltheyResumo
O presente trabalho aponta as visões positivista e historicista sobre a humanidade, com o objetivo de mostrar a crítica do historicismo, sobretudo, a de Wilhelm Dilthey à concepção positivista. Para esse pensador, é impossível estudar os fenômenos interiores ao homem a partir da aplicação do mesmo método utilizado pelas ciências naturais, tal como era defendido pelo positivismo de Auguste Comte. A visão positivista impede de olhar para um fator importante no que diz respeito ao ser humano, que é a sua vivência, isto é, a vida humana. Isso porque ela é particular e influenciada pelo contexto histórico. Para Dilthey, a ação das ciências abstrativas sobre os elementos humanos os torna decompostos, com seus horizontes assolados, compreendendo esse fenômeno um processo de “desvivificação”. Dilthey entende que a vida humana deve ser compreendida de modo diferente da forma como os objetos das ciências da natureza são explicados. Sobre esse aspecto, veremos que o filósofo, ao propor um método próprio às ciências humanas, ou, como ele as denomina, as “ciências do espírito” (Geisteswissenschaften), defende que este método deve se basear na efetivação da razão histórica. A concepção de razão histórica constitui fazer uma crítica histórica da própria razão, buscando entender que não há noções universais que possam valer para todos os seres humanos e nações. Assim, uma vez que não há noções e valores universais apriorísticos, isso significa que todo fenômeno histórico é finito, desvelando a consciência histórica da finitude de toda situação humana ou social. O que o historicismo de Dilthey faz é buscar um equilíbrio entre a contingência do mundo histórico e a consolidação do aspecto universal e objetivo do método das ciências humanas, método esse pautado na hermenêutica. A obtenção do conhecimento mediante o método hermenêutico de compreensão da vida se dá pelo entendimento da estrutura do mundo histórico, pois a historicidade nada mais é que algo característico da vida humana. Assim, todas as vivências da consciência, bem como as visões de mundo, exprimem as materializações do espírito objetivo de cada época.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.