Sob o libertino, o perverso
Sade contra a noção moderna de perversão
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v13i1.35030Palavras-chave:
Perversão, Sade, PsiquiatriaResumo
O presente texto investiga a relação entre o moderno conceito de perversão e a literatura do Marques de Sade. Pretendemos mostrar que tal autor teve um papel central na constitução do conceito de perversão. Para isso, faremos uma breve contextualização do conceito de perversão; depois apresentaremos os aspectos da literatura e pensamento Marques de Sade opostos ao projeto social de então e, finalmente, sua relação com a psiquiatria do século XIX. Através de um percurso bibliográfico, argumentamos a favor do caráter político da prática da medicina em relação à perversão, ao mesmo tempo em que sustentamos que a literatura sadiana é fundamental para pensar aspectos do ser humano deixados de lado pela investigação filosófica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.