Compreensão originária do tempo
o tédio e o tempo como instante por Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v13i1.35038Palavras-chave:
Ser-aí, Tédio, Tonalidade Afetiva, InstanteResumo
Esta pesquisa busca abordar o tédio profundo apresentado por Martin Heidegger como uma tonalidade afetiva, que não pode ser controlada ou deliberadamente despertada. Ao contrário, ela surge muitas vezes quando estamos menos conscientes dela, e podemos apenas nos afinar ao não ter consciência dela. Como está profundamente enraizada na estrutura temporal de nosso ser-aí - Dasein -, por meio de um estado de uma retenção do tempo, levando a uma indiferença que revela a totalidade do ser em sua essência. Investigamos como Heidegger define a retenção e a serenidade vazia no tédio profundo, analisando-o em sua relação com a compreensão originária do tempo como instante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.