Psicologismo e psicología em Edmund Husserl

Autores

  • Sávio Passafaro Peres

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18209
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fenomenologia, Husserl, Psicologismo, Psicologia

Resumo

O objetivo deste trabalho é examinar a crítica ao psicologismo de Edmund Husserl para avaliar sua posição no que diz respeito à psicologia empírica. Procurarei mostrar, em primeiro lugar, que Husserl, em Investigações lógicas, tem como alvo o psicologismo lógico e uma determinada forma de psicologismo epistemológico. Em segundo lugar, buscarei mostrar que a fundamentação epistemológica da lógica pura, como ciência teórica, implica em uma teoria da subjetividade. Um dos objetivos de Husserl em Investigações lógicas é empregar a fenomenologia, entendida como forma peculiar de psicologia descritiva, para elaborar uma
nova teoria da subjetividade, por meio de uma análise descritiva das vivências envolvidas na obtenção do conhecimento teórico. Depois irei discutir o lugar que a psicologia empírica passa a ocupar depois da crítica ao psicologismo em Investigações lógicas.

Downloads

Publicado

14-11-2017

Como Citar

PERES, S. P. Psicologismo e psicología em Edmund Husserl. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 63–84, 2017. DOI: 10.48075/aoristo.v1i2.18209. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/18209. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Fenomenologia em Toledo" (Encontro do GT da ANPOF)