Amor e conhecimento na fenomenologia de Max Scheler
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18213Palavras-chave:
Ideação, Clarevidência, Ser, ValoresResumo
A discussão parte da indicação de Scheler, presente no seu escrito Liebe und Erkentnnis: é necessário superar a concepção intelectualista do amor, para compreender genuinamente a interdependência entre amor e conhecimento. Nesta perspectiva, procura-se mostrar que o amor não apenas antecipa o conhecimento como motor e via, mas também o consuma, inserindo-o em esferas ontológicas primordiais, ao ascender a intelecção das essências a grau mais evidente e a um modo mais originário. No primeiro momento, parte-se do conhecimento, destacando o ato de ideação como o específico do espírito humano, para chegar ao modo
clarividente do amor conhecer por participação no ser. Em segundo momento, em linhas gerais, evidencia-se o amor como ato fundamental da estrutura intencional e princípio generativo da ordem de fins da existência humana. Por isto, é tomado como o ponto de partida
dos atos intelectivos.
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