Amor e conhecimento na fenomenologia de Max Scheler

Autores

  • Daniel Rodrigues Ramos

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18213
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ideação, Clarevidência, Ser, Valores

Resumo

A discussão parte da indicação de Scheler, presente no seu escrito Liebe und Erkentnnis: é necessário superar a concepção intelectualista do amor, para compreender genuinamente a interdependência entre amor e conhecimento. Nesta perspectiva, procura-se mostrar que o amor não apenas antecipa o conhecimento como motor e via, mas também o consuma, inserindo-o em esferas ontológicas primordiais, ao ascender a intelecção das essências a grau mais evidente e a um modo mais originário. No primeiro momento, parte-se do conhecimento, destacando o ato de ideação como o específico do espírito humano, para chegar ao modo
clarividente do amor conhecer por participação no ser. Em segundo momento, em linhas gerais, evidencia-se o amor como ato fundamental da estrutura intencional e princípio generativo da ordem de fins da existência humana. Por isto, é tomado como o ponto de partida
dos atos intelectivos.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Ramos

Professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

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Publicado

14-11-2017

Como Citar

RAMOS, D. R. Amor e conhecimento na fenomenologia de Max Scheler. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 144–179, 2017. DOI: 10.48075/aoristo.v1i2.18213. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/18213. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Fenomenologia em Toledo" (Encontro do GT da ANPOF)