Afeto e cuidado:

uma perspectiva daseinsanalítica

Autores

  • Roberto Novaes de Sá

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v5i2.29819

Palavras-chave:

Afeto, Angústia, Cuidado, Daseinsanálise, Disposição, Inclusão pré-ontológica

Resumo

O objetivo de presente artigo é trazer uma reflexão sobre o lugar central da noção heideggeriana de “disposição” (Befindlichkeit) para as práticas clínicas daseinsanalíticas. Se o fundamento da daseinsanálise é a compreensão do homem como ser-aí e se, na analítica existencial de Heidegger, essa compreensão só é aberta a partir de disposições afetivas fundamentais, depreende-se que a
própria prática daseinsanalítica se dá como atenção apropriativa dessas disposições fundamentais. São esses modos de aberturas, exemplarmente caracterizados pela angústia na obra Ser e Tempo, que deixam aparecer as estruturas ontológico-existenciais encobertas pelos sentidos ônticos que regulam de modo impessoal as ocupações cotidianas: a estrutura ontológica do ser-aí como “cuidado” (Sorge). A hermenêutica clínica daseinsanalítica se dá, portanto, como preocupação antepositiva na medida em que devolve ao ser-aí sua própria compreensão pré-ontológica já sempre incluída e projetada em todos os comportamentos ôntico-existenciários da vida cotidiana.

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

SÁ, R. N. de. Afeto e cuidado:: uma perspectiva daseinsanalítica. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 16–28, 2022. DOI: 10.48075/aoristo.v5i2.29819. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/29819. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos do Dossiê IFEN