É possível uma psicopatologia construída a partir do pensamento de Martin Heidegger?

Autores

  • Joelson Rodrigues Tavares

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v5i2.29823

Palavras-chave:

Fenomenologia, Heidegger, Psicopatologia

Resumo

O texto discorre sobre a possibilidade de constituição de uma psicopatologia a partir do pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger. Mostramos que a aproximação das reflexões trazidas por Heidegger da problemática do processo de adoecimento mental é conhecida, mas essa aproximação pretende estabelecer uma crítica em relação a visão objetivante das ciências psicológicas e
psicopatológicas. Heidegger demonstra a impossibilidade de objetivação do fenômeno psíquico, pretensão fundamental para a psicopatologia em seu esforço para distinguir o normal do patológico e de nomear as entidades nosológicas. Concluímos pela impossibilidade de uma psicopatologia heideggeriana, muito embora entendamos que o pensamento de Heidegger tem muito a contribuir com a psicopatologia na demonstração dos seus próprios limites.

Biografia do Autor

Joelson Rodrigues Tavares

Instituto de Psicologia Fenomenologia-Existencial do Rio de Janeiro - IFEN

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

TAVARES, J. R. É possível uma psicopatologia construída a partir do pensamento de Martin Heidegger? . Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 57–69, 2022. DOI: 10.48075/aoristo.v5i2.29823. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/29823. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos do Dossiê IFEN