Do figurado ao figurante
sobre a imagem e liberdade eidética no pensamento de Hans Jonas
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34399Palavras-chave:
Imagem, Imaginação, homo pictor, Hans JonasResumo
No presente artigo pretendemos demonstrar a centralidade do tema da imagem na filosofia de Hans Jonas. Centralizaremos nossa reflexão nos elementos ontológicos e suas implicações antropológicas, na medida em que a reflexão jonasiana demonstra como tal problemática se insere na constituição do homem como homo pictor. Passando pela tentativa de descrição fenomenológica da percepção visual, chegaremos à definição de imagem e, desde aí, à compreensão de sua relação com a imaginação. Por fim, pretendemos demonstrar como o homo pictor se apresenta como fundamento originário da constituição do homo faber e do homo sapiens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
1. I grant the AORISTO – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
2. I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
3. I also agree that the manuscript will be submitted according to the Aoristo’s publication rules described above.
License Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, in whole or in part, for as long as there is no commercial purpose, and authors and source are cited.