A terceira margem do design

uma ontologia do devir e uma ética monista para um campo em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34401

Palavras-chave:

Ontologia, Ética, Filosofia do Design, Design

Resumo

A contraposição entre as concepções cosmológicas de Parmênides e de Heráclito pauta a abordagem deste ensaio no âmbito da filosofia do design, e com principais interlocutores os filósofos Hans Jonas, Ernst Cassirer, Bruno Latour e Vilém Flusser e os teóricos do design Per Galle e Richard Buchanan. O pano de fundo se estabelece com os recorrentes debates sobre o “contexto da indeterminação” dos problemas em design. Ao buscar compreender idiossincrasias desse campo em bases metafísicas, nos afastamos da rigidez de ontologias substancialistas e de éticas dualistas e nos concentramos na ontologia do devir, na ética monista e no conceito de “Homo Pictor” de Jonas, pensador influenciado pela teoria evolucionista darwiniana. O objetivo é explorar conexões entre esses conceitos filosóficos e características projetivas, em benefício de atuações menos antagônicas dos designers, em suas relações com projetos, com o mundo construído e com a natureza

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

SILVA, S. L. da; RIBEIRO, R. A. da C. A terceira margem do design: uma ontologia do devir e uma ética monista para um campo em movimento. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 26–45, 2024. DOI: 10.48075/aoristo.v7i3.34401. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/34401. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Primeiro Tempo - Hans Jonas, Homo Pictor, Imagem e Design