A tentação e o mal-estar Gurlitt
entre a justiça e a memória diante da espoliação de obras de arte dos tempos de Hitler e depois
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34404Palavras-chave:
Gurlitt, arte, espoliação, Justiça, MemoriaResumo
O artigo reconstitui o mal-estar decorrente da descoberta do acervo de Cornelius Gurlitt (1932-2014) contendo mais de mil peças de obras de arte valiosas espoliadas pelos nazistas a serviço de Hitler entre 1933 e 1945. Mostra que o estado alemão concedeu posse das obras à família Gurlitt e informa que as famílias espoliadas, em contraponto, passaram a reivindicar o patrimônio de seus antepassados tão logo descobriram o seu paradeiro. E, por fim, apresenta essa tensão como um complexo dilema entre justiça e a memória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
1. I grant the AORISTO – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
2. I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
3. I also agree that the manuscript will be submitted according to the Aoristo’s publication rules described above.
License Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, in whole or in part, for as long as there is no commercial purpose, and authors and source are cited.