O regime de informação na hipermassa
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34407Palavras-chave:
Hipermassa, Comunicação, Subjetividade, AlgoritmoResumo
Neste artigo teórico, articula-se autores que apresentam uma interpretação sobre os processos de subjetivação do nosso tempo, marcados pela captura e modulação algorítmica. O controle pela modulação da subjetividade depende dos extratores de dados que formam o substrato do regime de informação. As big techs concentram usuários em escala global, formando o fenômeno da hipermassa. Já não se fala mais em indústria cultural, mas em superindústria do imaginário. A fantasia de totalidade e completude é retroalimentada pelos próprios usuários, que se regulam a partir da exploração, sobretudo, de duas paixões: amor e ódio. A renúncia do “eu” em favor do amor ao “líder” depende de um terceiro, a quem se contra todo o ódio. Esse movimento das duas paixões – amor e ódio – está, também, na base das chamadas bolhas digitais.
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