Elementos da comunicação e pressupostos para a estruturação do self e da identidade organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34408

Palavras-chave:

Self organizacional, identidade discursiva, comunicação organizacional

Resumo

A construção da identidade organizacional no século XXI está intrinsecamente ligada à comunicação e ao discurso, especialmente após a aceleração das transformações digitais impulsionadas pela pandemia. Este artigo explora como a identidade discursiva das organizações, particularmente startups, é formada e comunicada através de interações contínuas e discursos que moldam a percepção interna e externa da organização. A análise se baseia em teorias de autores como Albert e
Whetten (1985), Brewer (1991; 1996) Charaudeau (2009), Maingueneau (2008) e Jung (2009), enfatizando a importância de um self organizacional coerente para a sustentabilidade e reconhecimento no contexto corporativo. O estudo oferece insights sobre como startups podem estruturar suas identidades discursivas e sociais para construir uma marca sólida e confiável.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

REINERT, M. M.; SOBRAL, J. E. C.; EVERLING, M. T. Elementos da comunicação e pressupostos para a estruturação do self e da identidade organizacional. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 95–104, 2024. DOI: 10.48075/aoristo.v7i3.34408. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/34408. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Terceiro Tempo - A Hermenêutica de si, A Subjetivação no Regime da Informação e Self Organizacional