Elementos da comunicação e pressupostos para a estruturação do self e da identidade organizacional
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34408Palavras-chave:
Self organizacional, identidade discursiva, comunicação organizacionalResumo
A construção da identidade organizacional no século XXI está intrinsecamente ligada à comunicação e ao discurso, especialmente após a aceleração das transformações digitais impulsionadas pela pandemia. Este artigo explora como a identidade discursiva das organizações, particularmente startups, é formada e comunicada através de interações contínuas e discursos que moldam a percepção interna e externa da organização. A análise se baseia em teorias de autores como Albert e
Whetten (1985), Brewer (1991; 1996) Charaudeau (2009), Maingueneau (2008) e Jung (2009), enfatizando a importância de um self organizacional coerente para a sustentabilidade e reconhecimento no contexto corporativo. O estudo oferece insights sobre como startups podem estruturar suas identidades discursivas e sociais para construir uma marca sólida e confiável.
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