Daseinsanalyse em educação sociocomunitária

contribuições a partir da ontologia de Martin Heidegger

Autores

  • Paulo Eduardo Lopes da Silva PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v8i2.35982

Palavras-chave:

Educação Sociocomunitária, Fenomenologia Hermenêutica-Existencial, Martin Heidegger

Resumo

A Educação Sociocomunitária (Educação Popular ou Educação Social, como mais comumente é denominada no Brasil) é estabelecida como uma prática educacional presente em contextos de Educação não-formal voltada a populações em situação de vulnerabilidade social. Com base na Ontologia de Martin Heidegger, pode-se lançar luz à possibilidade de uma experiência educativa a qual promova às comunidades com as quais se trabalha a apropriação de si mesmas e o exercício autêntico da cidadania. Nesta perspectiva, o ensinador social (tradicionalmente chamado de “educador social”) pode aprender a desenvolver uma postura fenomenológica no sentido de facilitar a ampliação da compreensão que uma comunidade tem de si mesma e auxiliá-la na árdua tarefa de liderança de si. Com isso, tal ensinador assume um modo de ser-com enquanto preocupação antecipatória, por meio da qual se abre caminho para a verdade do ser de cada comunidade em sua peculiaridade a partir de uma relação na qual esta é ajudada a tornar-se transparente a si mesma, desvencilhando-se do impessoal (das Man). Sintetizando as contribuições das pesquisas e estudos sobre a Fenomenologia Hermenêutica-Existencial heideggeriana na área educacional como um todo, este trabalho buscou vincular a prática da Daseinsanalyse à proposta da Educação Sociocomunitária.

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Publicado

26-08-2025

Como Citar

SILVA, P. E. L. da. Daseinsanalyse em educação sociocomunitária: contribuições a partir da ontologia de Martin Heidegger. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 128–147, 2025. DOI: 10.48075/aoristo.v8i2.35982. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/35982. Acesso em: 27 ago. 2025.