MAPEAMENTO DAS CAUSAS DE ABSENTEÍSMO DE UMA EMPRESA DE CALL CENTER EM SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.10323Palavras-chave:
Absenteísmo, Call Center, Telemarketing, Qualidade de Vida.Resumo
O tema central deste artigo é sobre às causas de afastamento em uma empresa de Call Center em São Paulo, com objetivo de encontrar o porquê dos funcionários se ausentarem das atividades laborais. Deste modo, buscou-se descrever o ambiente organizacional de uma empresa de Call Center e apresentar causas que levam ao afastamento e faltas. Para esta tarefa foi indispensável realizar o levantamento de dados com uma abordagem de pesquisa do tipo quantitativa por meio do lançamento dos dados que foram obtidos da empresa. Estes dados permitiram mensurar o percentual de absenteísmo e as causas mais frequentes, dimensionando assim a realidade do sujeito de pesquisa dentro do período apurado. Este estudo apresentou não somente as causas dos afastamentos, como também comparou o número de funcionários faltosos com a quantidade de desligamentos. Outra informação relevante obtida com as análises permitiu sinalizar em qual turno da empresa teve maior incidência de faltas e atrasos, trazendo a oportunidade da empresa de intervir em sua estrutura gerencial, propiciando maior qualidade de vida para seus empregados e consequentemente reduzindo o percentual de absenteísmo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.