NORMAS ÉTICAS – DISCIPLINARES DA PROFISSÃO CONTÁBIL: UMA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.10541Resumo
O profissional contábil, no decorrer dos anos, vem recebendo críticas decorrentes de seu comportamento frente a dilemas éticos, e por vezes o contador é rotulado como um trabalhador que não se preocupa com os preceitos éticos. Defronte esses fatos, podemos destacar a relevância dos estudantes de Contabilidade terem na grade curricular a disciplina de Ética, além de discussões interdisciplinares sobre o tema. O presente estudo teve como principal objetivo identificar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior de Uberlândia a respeito das normas ético-disciplinares que regulam a profissão contábil. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, cujos dados foram tratados de forma qualitativa. A amostra foi composta por 284 discentes vinculados a 4 instituições de ensino superior. Dentre os achados, destaca-se a deficiência da abordagem das normas ético-disciplinares ao longo do curso de Ciências Contábeis, apesar do estudo demonstrar que o conhecimento dos discentes a respeito do assunto é razoável. Pode-se destacar a percepção dos alunos acerca da importância das normas éticas e sua utilidade para o exercício da profissão contábil. Constata-se com a pesquisa que os alunos possuem conhecimento superficial em relação às normas ético-disciplinares, ressaltando maior deficiência quanto ao reconhecimento da independência profissional, princípio estabelecido pelo Código de Ética Profissional, e também quanto à penalidade aplicável às infrações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
11-12-2015
Como Citar
SILVA, C. N.; REINA, D. R. M.; DA SILVA, S. F.; REINA, D. NORMAS ÉTICAS – DISCIPLINARES DA PROFISSÃO CONTÁBIL: UMA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UBERLÂNDIA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 178–201, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.10541. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/10541. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.