A EMERGÊNCIA DE STANDARDS FLORESTAIS: mecanismos de implementação de práticas sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.10772Palavras-chave:
Standards, certificação florestal, manejo florestal, sustentabilidadeResumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar a emergência de standards florestais como mecanismos de implementação de práticas sustentáveis dentro do emergente campo acadêmico dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT). Desta forma, este estudo trata da construção social do conceito de standard em suas complexas relações com a tríade formada pela temática contemporânea do meio ambiente, das florestas e do desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa construtivista pretende demonstrar por intermédio de pesquisa histórica, teórica e exploratória como a relação entre ecossistemas vulneráveis e delicados como as florestas vis-à-vis o processo de intensificação do controle humano sobre a natureza gerou conflitos em diversos setores da sociedade internacional, o que ultimamente alavancou o manejo sustentável, por meio dos standards de certificação florestal como o principal e mais aceito mecanismo para práticas de sustentabilidade em vigor atualmente.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.