FATORES ENDÓGENOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DO MUNICÍPIO DE OURO VERDE DO OESTE - PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.11494Palavras-chave:
Desenvolvimento Local, Políticas Públicas, Fatores EndógenosResumo
O objetivo deste trabalho é analisar os fatores que afetam o desenvolvimento econômico e social do município de Ouro Verde do Oeste (PR) e sugerir mecanismos para fortalecer a sua inserção na economia regional. Para isso, optou-se por pesquisa de enfoque qualitativo, baseada em dados sistematizados de fontes oficiais, em revisão bibliográfica das contribuições contemporâneas sobre desenvolvimento regional e questões do Paraná, bem como em pesquisa de campo. Os resultados mostraram que o município apresenta dificuldades no emprego e na renda, o que provoca o deslocamento da mão de obra para outras regiões em busca de colocação no mercado de trabalho e melhores oportunidades. Esse problema demonstra a necessidade da intervenção do governo municipal em criar estratégias, a partir de fatores endógenos, no sentido de reduzir as desigualdades no território e promover o desenvolvimento local. Algumas soluções foram apontadas, mas dependem de políticas públicas de direcionamento dos esforços da comunidade para esse propósito, serem capazes de motivar o sentimento de pertencer e gerar resultados positivos no longo prazo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.