Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v6i10.164Palavras-chave:
Liberalismo, Política educacional, Pensamento de Friedman.Resumo
O artigo analisa uma tendência do liberalismo a partir das proposições de Milton Friedman. Analisa o liberalismo educacional expresso na obra Capitalismo e Liberdade e algumas das proposições do autor sobre o papel do governo na educação, especialmente as proposições gerais para a educação. Tais proposições revelam os pressupostos para a implementação de uma política educacional liberal e demonstram como deveriam ser organizadas as políticas sob a direção estatal para os níveis educacionais: primário, secundário, profissional e superior. Muitas dessas proposições contam com assimilações e aproximações em formulações e proposições que vertem na implementação e nas diretrizes educacionais nacionais nos diversos níveis de ensino e em argumentos políticos e ideológicos apresentados para a política educacional brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-08-2008
Como Citar
DEITOS, R. A. Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 137–147, 2008. DOI: 10.48075/revistacsp.v6i10.164. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/164. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.