Gestão hospitalar e a logística: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v8i14.2032Palavras-chave:
Hospital, Gestão, Logística.Resumo
Visando contribuir para um melhor entendimento do processo logístico nas organizações hospitalares, este artigo objetivou identificar as estratégias logísticas utilizadas no segmento hospitalar. É um estudo de caso realizado por meio de observação in loco e entrevista com o sócio diretor do Hospital Nossa Senhora da Salete e com o responsável pelo departamento de compras, no segundo semestre de 2007. Alguns dos fatores de sucesso da nova gestão foram novos procedimentos tanto no atendimento aos clientes quanto no processo logístico, como: a forma como as projeções de compras são realizadas e a maneira de negociar com os seus fornecedores; mudança nos processos de armazenagem e distribuição. Foi possível observar que a logística é uma área que contribui para melhor coordenação de funções dentro das organizações, permitindo racionalizar custos sem detrimento de suas atividades, apresentando benefícios tanto para a administração e gestão, quanto aos responsáveis pela prestação dos serviços, sobretudo ao cliente.PALAVRAS-CHAVE: hospital; gestão; logística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
15-06-2009
Como Citar
BRANDALISE, L. T.; PERTILE, A. V.; BORTOLI, D. R. Gestão hospitalar e a logística: um estudo de caso. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 25–38, 2009. DOI: 10.48075/revistacsp.v8i14.2032. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2032. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.