CONSUMIDOR AFRO-DESCENDENTE: O MERCADO IGNORADO PELA PROPAGANDA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v8i15.2230Palavras-chave:
representações sociais, propaganda, afro-descendente, invisibilidade social, marketingResumo
Observa-se que as minorias étnicas em geral (e os indivíduos afro-descendentes em particular) têm experimentado um processo de expressivo crescimento quantitativo assim como em diversidade de papéis sociais ao longo das últimas décadas. Contudo, verifica-se também que a propaganda ainda carece de maior diversidade étnica em suas criações, de tal forma que um mercado consumidor superior a 9 milhões de pessoas com elevado poder aquisitivo permanece praticamente ignorado. Desta forma, a pesquisa se propôs a realizar uma revisão bibliográfica de estudos nacionais e estrangeiros que investigaram a presença e representação social de indivíduos afro-descendentes em propagandas. De forma geral, foi possível constatar existência de elevada invisibilidade social destes indivíduos em propagandas e, por outro lado, quando eles estão presentes, geralmente a forma como são retratados estão impregnadas de estereótipos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
21-12-2009
Como Citar
TRINDADE, L. V. de P.; ACEVEDO, C. R. CONSUMIDOR AFRO-DESCENDENTE: O MERCADO IGNORADO PELA PROPAGANDA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p. 25–44, 2009. DOI: 10.48075/revistacsp.v8i15.2230. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2230. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.