OS DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA)
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v8i15.2347
Agências de fomento
Capes
Palavras-chave:
representação, sociedade civil, democraciaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o processo de representação política exercido por organizações da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA. Trata-se de compreender os impasses na relação dos representantes da sociedade civil com as suas respectivas bases e o modo como estas relações podem ou não contribuir para o aperfeiçoamento da democracia. A representação foi analisada a partir das trajetórias dos representantes, do processo de escolha dos representantes e das formas como estes se comunicam com a base. A existência de uma trajetória associativa densa e enraizada significa maior capacidade de intervenção nas discussões e possibilita a ocorrência de um processo de responsabilização social mais efetivo. Ao contrário da representação eleitoral tradicional, no CONSEA os representantes têm legitimidade pelo reconhecimento acerca de seu grau de competência e qualificação e não necessariamente do vínculo direto com a base. Porém, mesmo que não haja uma autorização formal, é preciso existir uma responsabilidade do representante em repassar e discutir as questões referentes ao tema com os integrantes do grupo e/ou beneficiários das políticas públicasDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-12-2009
Como Citar
MOURA, J. T. V. OS DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA). Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p. 87–109, 2009. DOI: 10.48075/revistacsp.v8i15.2347. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2347. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.