Organizações de comércio alternativo: um estudo inicial da sua função como centro estratégico de coordenação
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v7i13.2562Palavras-chave:
OCA (Organização de Comércio Alternativo, Terceiro Setor, Comércio Justo.Resumo
O presente estudo tem o objetivo de descrever e pesquisaras Organizações de Comércio Alternativo (OCA’s) em relação às
suas características como Centros Estratégicos de uma cadeia
produtiva, dentro do contexto atual de valorização pelo consumidor
por produtos e serviços comprometidos com a responsabilidade
social e com a perspectiva da diminuição da exclusão social
por meio de ações produtivas existentes no Brasil. O artigo ilustra
os conceitos de comércio justo, canais de distribuição e das
OCA’s e os relaciona em uma Organização não Governamental, a
ONG Comunidade Empreendedores de Sonhos. Este trabalho
justifica-se pela importância de atitudes de desenvolvimento social
e econômico abandonando a idéia de assistencialismo como
estratégia para a gestão do terceiro setor. As OCA´s oferecem uma
rica experiência na condução de canais de distribuição sincronizada
com a diminuição das diferenças sociais por meio de melhor
remuneração aos produtores e de atendimento às necessidades de
um consumidor cada vez mais exigente e consciente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CEZARINO, L. O.; SHIRAISHI, G. de F. Organizações de comércio alternativo: um estudo inicial da sua função como centro estratégico de coordenação. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 37–56, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v7i13.2562. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2562. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.