O PROFESSOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: PROBLEMAS E DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

THE TEACHER OF ACCOUNTING SCIENCES: PROBLEMS AND CHALLENGES OF TEACHING IN PUBLIC AND PRIVATE INSTITUTIONS

Autores

  • Adhmir Renan Voltolini Gomes Doutorando em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Tabatha Caroline Bonafin dos Santos Mestra em Contabilidade - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
  • Sidnei Celerino da Silva Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Roberto Francisco de Souza PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.27316
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino Superior. Professor de Ciências Contábeis. Problemas e Desafios.

Resumo

      

O objetivo deste estudo foi analisar os problemas e desafios da docência nos cursos de Ciências Contábeis em instituições públicas e privadas, conforme o ciclo de vida profissional. Além disso, identificou-se o perfil do professor universitário, bem como a sua percepção a respeito da importância do ensino superior, do apoio institucional e a contribuição dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu na atuação docente. A pesquisa é classificada como descritiva, pois buscou caracterizar os problemas da docência por meio de um levantamento com os professores de Instituições públicas e privadas do Estado do Paraná, totalizando uma amostra de 70 respondentes. A abordagem do estudo foi quantitativa, visto que os dados foram organizados e analisados estatisticamente. Então, por meio dos testes de hipóteses foi possível identificar se os problemas e desafios são iguais para as instituições públicas e privadas, e ainda, se são os mesmos para cada fase do ciclo de vida profissional. Os resultados foram semelhantes com os achados dos estudos anteriores em alguns pontos, porém, em outros aspectos trouxe uma nova reflexão sobre o tema. Portanto, conclui-se que apesar dos problemas e desafios enfrentados ao longo da carreira docente, independente da instituição de ensino, ser professor é gratificante e evidenciou-se a relevância do ensino superior na formação profissional e pessoal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adhmir Renan Voltolini Gomes, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB

 

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria (Inbrape). Graduado em Administração pela União Educacional de Cascavel. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Governança Corporativa, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa.

      

Tabatha Caroline Bonafin dos Santos, Mestra em Contabilidade - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Professora nas modalidades presencial e EaD e Tutora EaD, no Centro Universitário Univel, Cascavel-Pr. Possui Mestrado em Contabilidade, Graduação em Administração e Especialização MBA em Gestão Estratégica, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Atualmente, cursando MBA em Recursos Humanos, na UNIVEL.     

Sidnei Celerino da Silva, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2014). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), especialização em Docência do Ensino Superior pela União Pan-Americana de Ensino ? Unipan (2008), pós graduação em Contabilidade Gerencial e Auditoria pela Universidade Paranaense- Unipar (1998) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paranaense- Unipar (1994). Tem experiência na área de Pesquisa e Ensino em Contabilidade. Atua como professor na graduação em Ciências Contábeis, disciplinas Pesquisa em Contabilidade I e II e Empreendedorismo, e no Mestrado em Contabilidade da Unioeste, campus de Cascavel, nas disciplinas Metodologia do Ensino em Ciências Contábeis, Supervisão de Profissionalização Docente e Estágio de Docência. Orienta e pesquisa temáticas relacionadas ao estudante, currículo, planejamento didático do conteúdo, modalidades didáticas ativas, andragogia, professor universitário, avaliação de cursos, professor e estudante, educação e pós-modernidade e metodologia e epistemologia da pesquisa em Contabilidade. Além de atuar como parecerista em congressos e revistas da área de Ciências Sociais Aplicadas.    

Roberto Francisco de Souza, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Aluno especial no Doutorado em Administração - UFBA disciplina (Epistemologia e Administração) 2020.1. Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor dos curso de graduação em Contabilidade e Administração no Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU. Professor no curso de pós-graduação MBA Finanças, Auditoria e Controladoria na União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis - Ajes - Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena (2009). Cursando o 8º semestre da graduação em Administração - Uninassau EaD. Atua nas disciplinas de Contabilidade Introdutória, Avançada, Gerencial, Auditoria, Pericia Contábil, Administração Financeira e Orçamentaria, Teoria da Contabilidade, Prática Contábil, Metodologia da Pesquisa e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso em curso de graduação. E Controladoria Estratégica, Metodologia da Pesquisa, Orçamento Empresarial e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso na pós-graduação. Interesse nas seguintes áreas: contabilidade gerencial e controle em organizações, especialmente os tópicos de ensino, pesquisa em contabilidade, controladoria, modelagem de equações estruturais. Integrante do Grupo de Pesquisas em Contabilidade Gerencial e Controle em Organizações (UNIOESTE).

        

Publicado

24-09-2021

Como Citar

GOMES, A. R. V.; DOS SANTOS, T. C. B.; DA SILVA, S. C.; DE SOUZA, R. F. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: PROBLEMAS E DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS: THE TEACHER OF ACCOUNTING SCIENCES: PROBLEMS AND CHALLENGES OF TEACHING IN PUBLIC AND PRIVATE INSTITUTIONS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 20, n. 38, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v20i38.27316. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27316. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos