O programa de ajustamento estrutural da Guiné Bissau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.28445

Resumo

Resumo: Esse artigo analisa os efeitos do Programa de Ajuste Estrutural (PAE) na Guiné Bissau, no período de 1987-1994. O texto evidencia, por meio da revisão bibliográfica e a pesquisa documental, os impactos das ações idealizadas e apoiadas pelo Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e apresentadas como instrumentos de crescimento econômico e soluções para dificuldades enfrentadas na luta contra o subdesenvolvimento econômico. Apesar das ações de estabilização financeira, a Guiné Bissau continua com sérios problemas de desenvolvimento socioeconômico.

Palavras-chave: Desenvolvimento econômico, crescimento econômico, economia Bissau guineense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Besna Siga, Universidade Lusófona da Guiné e da Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau (ENA-GB)

Professor da Universidade Lusófona da Guiné e da Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau (ENA-GB), mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Toledo

Jandir Ferrera de Lima, natural de Palmeira das Missões (RS), é doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec(UQAC)/Canadá. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professor dos Programas de Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional e do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE. Membro do Conselho Internacional do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) do Canadá. Membro da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG). Foi pesquisador visitante na Bolívia, Canada, Paraguai, Venezuela e Romênia. Dentre os prêmios recebidos se destacam: prêmio de excelência do departamento de Ciências Humanas da Universidade do Québec (Canadá), Economista Acadêmico do Ano (2015), Prêmio de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná (2017), Prêmio Brasil de Economia (2018), Prêmios Paraná de Economia e BRDE de Desenvolvimento. Docente Honorifico (2017) da UNITEPC - Bolívia e membro do Circulo de Pesquisadores da UNICAN - Paraguai. Pesquisa na área de desenvolvimento regional e humano, com ênfase em economia dos territórios e desigualdades socioeconômicas. Autor de textos e livros publicados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

SIGA, B.; LIMA, J. F. de. O programa de ajustamento estrutural da Guiné Bissau. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 17–34, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.28445. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/28445. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos