Financiamento das Instituições de Ensino Superior brasileiras em tempo de crise

Autores

  • Andre Junior de Oliveira UnB - Universidade de Brasilia
  • Fatima de Sousa Freire UnB - Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.29041

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras são financiadas por recursos públicos e privados, contudo desde o ano de 2016 os valores repassados/arrecadados têm diminuído. Dessa forma, o objetivo do trabalho é identificar a forma que a crise causada pela pandemia tem impactado no orçamento da Educação Superior Brasileira. Para tanto foram analisados dados extraídos de sites de informação do governo federal referentes ao período de 2016 a 2020. Os resultados apontam que os valores repassados para o Ministério da Educação têm pequena representatividade no Orçamento Geral da União, se comparado a outras destinações tais como pagamento da dívida externa. Os valores destinados para a educação superior são mais significativos do que os destinados para outros seguimentos da educação.  Conclui-se que o orçamento repassado para as universidades federais é menor que os repasses destinados para as IES particulares por meio do FIES e ProUni. Constata-se ainda que a maior parte dos recursos destinados para a educação superior refere-se a pagamento de servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Junior de Oliveira, UnB - Universidade de Brasilia

Doutorando em Ciências Contábeis pela UnB - Universidade de Brasília.

Fatima de Sousa Freire, UnB - Universidade de Brasilia

Professora Titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Contabilidade da UnB.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. J.; FREIRE, F. de S. Financiamento das Instituições de Ensino Superior brasileiras em tempo de crise. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 101–120, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i40.29041. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/29041. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos