Gestão do ativo intangível na área governamental

uma análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais

Autores

  • Emerson Orsini Ferrari UNIOESTE
  • Marta Raquel Zuchelli Felipetto PREVBEL

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.30269

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar quais os apontamentos teóricos e práticas mais relevantes da produção científica em periódicos nacionais e internacionais pertinente à gestão do ativo intangível na área governamental. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva e bibliográfica. A pesquisa bibliométrica foi realizada em periódicos online, sobre o tema gestão do ativo intangível e/ou capital intelectual em Municípios, Estados e Autarquias. Foram pesquisados artigos na base Scopus -Periódicos Capes, com a temática Gestão do Ativo Intangível no Setor Público e Gestão do Capital Intelectual no Setor Público. Obteve-se o retorno de 1.004 artigos utilizando as palavras: Gestão do Ativo Intangível no setor público e 2.840 Gestão do Capital Intelectual no setor público, os quais, após filtros aplicados a amostra, restaram 12 artigos a serem analisados a partir de análise descritiva. A maioria dos estudos concentra-se na gestão de capital realizado em instituições de ensino superior. Conclui-se que o estudo de gestão do ativo intangível na área governamental é incipiente e apresenta lacunas a serem aprofundadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Raquel Zuchelli Felipetto, PREVBEL

Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (2004). Graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (2012) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (2014). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Atualmente designada para responder pela contabilidade da Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Francisco Beltrão - PREVBEL, registro no CRC-PR nº 070279/02 e certificada pela ANBIMA CPA-10. Mestre em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

FERRARI, E. O.; FELIPETTO, M. R. Z. Gestão do ativo intangível na área governamental : uma análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 135–155, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.30269. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30269. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos