OS TERRITÓRIOS ECONÔMICOS NO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DO SEU CRESCIMENTO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i18.4907Palavras-chave:
Economia regional, economia urbana, desenvolvimento regionalResumo
O Crescimento econômico do Oeste paranaense foi expressivo no início do século XXI. A evolução da economia regional contrastou com dois fenômenos espaciais: a polarização e a difusão percolativa. A polarização se reflete na concentração das atividades produtivas em três municípios: Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu. A difusão percolativa surge dos ganhos em produtividade e da expansão do setor de serviços nos municípios periféricos, paralelo ao fortalecimento da capacidade de polarização de Cascavel. Já Toledo mantém uma economia dinâmica apesar da periferia avançar no processo de desenvolvimento econômico. Foz do Iguaçu mantém sua economia baseada no comércio, na produção de energia e no turismo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.