AVALIAÇÃO DE GASTOS SOCIAIS: DESEMPENHO DOS CINQUENTA MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO BRASIL NO ANO DE 2012
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i30.12200Palavras-chave:
Gastos Sociais, Funções de Governo, Índice de Desempenho dos Gastos Sociais (IDGS), Municípios.Resumo
A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados. O objetivo desta investigação é avaliar o desempenho dos gastos sociais dos cinquenta municípios brasileiros mais populosos, no ano de 2012, utilizando a técnica da Análise de Componentes Principais (ACP), a fim de elaborar um índice e estabelecer um ranking de desempenho. Foram considerados como gastos sociais as funções de governo (per capita): assistência social, previdência social, saúde, educação, cultura, urbanismo, habitação e saneamento. Os dados financeiros sobre as funções de governo consideradas como variáveis foram extraídos do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Foi utilizado o método de pesquisa empírico-analítico. Os resultados revelaram que os municípios de Campos dos Goytacazes (RJ), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) ficaram nas melhores posições do desempenho entre os cinquenta municípios mais populosos. Nas últimas posições ficaram os municípios de Belford Roxo (RJ), Aparecida de Goiânia (GO), Macapá (AP), São Gonçalo (RJ) e São João de Meriti (RJ).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
29-04-2021
Como Citar
SILVA, M. C. da; SILVA, A. R. P. e; SOUZA, F. J. V. de; SILVA, J. D. G. da. AVALIAÇÃO DE GASTOS SOCIAIS: DESEMPENHO DOS CINQUENTA MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO BRASIL NO ANO DE 2012. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 78–102, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i30.12200. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/5. Acesso em: 6 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.